Simulado do Moa para MP3 de Lógica para Programação

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Simulado do Moa para MP3 de Lógica para Programação

Mensagem  Maria em Qua Maio 28, 2008 10:51 pm

Simuladão do Moa - MP3

Lógica para programação

A - Desde a sua criação a lógica tem registrado enormes aperfeiçamentos, sobretudo a partir de meados do século XIX.

É costume dividir a sua história em 3 períodos:

1 - Antigo, moderno e medieval
2 - Matemático, analítico e científico
3 - Clássico, Moderno e Contemporrâneo
4 - Nenhuma das opções anteriores

B - Um algortimo, na linguagem da programação de computadores, pode ser definido como:

1 - Um programa de computador que visa resolver problemas
2 - Um conjunto de instruções ordenadas que resolvem um problema
3 - É a organização do pensamento lógico para a solução de um problema, ou seja, é a representação da lógica.
4 - Uma sequência de instruções que o computador deve seguir a fim de atingir um objetivo definido

C - Dentre as formas de representação de algoritmos mais conhecidas podemos citar:

1 - Portugol IDE
2 - Descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo
3 - Linguagem estruturada e polinômios
4 - Nenhuma das opções anteriores

d - Podemos entender como a forma mais utilizada de representar um algoritmo:

1 - Portugol
2 - Narrativa
3 - Fluxograma
4 - Nenhuma das opções anteriores

E - Os símbolos de início e fim, na verdade, não representam instruções de fato, mas são marcadores essenciais que permitem a correta interpretação do fluxograma.

A afirmação acima está:

1 - Correta
2 - Incorreta
3 - Parcialmente correta

F - Utiliza termos convencionais para indicar as instruções do programa, termos esses geralmente são uma mistura de palavras da nossa linguagem natural com palavras e notações típicas das linguagens de programação, o que faz do pseudocódigo a forma de representação de algoritmos mais utilizada.

Esta afirmativa está:

1 - Correta
2 - Incorreta

G - Considerre as narrativas:

1ª - São utilizadas para determinar o funcionamento da máquina e a maneira como os dados devem ser tratados,
sendo específicas para cada estrutura de computador.
2ª - Correspondem as instruções que deverão ser processados pelo computador.

O texto acima é, respectivamente, a definição de:

1 - Algoritmos e variáveis
2 - Variáveis e Constantes
3 - Constantes e dados
4 - Instruções e dados

H - Correspondem a subdivisão de dados numéricos:

1 - Strings e lógicos
2 - Inteiro e hexdecimal
3 - Binario e lógico
4 - Inteiro e real

I - Os operaradores são instruções especiais pelas quais incrementamos, decrementamos, comparamos e avaliamos dados dentro de um programa de computador. Podemos classificar os operadores em 3 classes:

1 - Matemáticos, lógicos e analíticos
2 - Relacionais, binários e hexadecimais
3 - Hexadecimais, binários e octais
4 - Nenhuma das opções anteriores

J - Das alternativas apresentadas a seguir, indique aquela que representa um operador unário:

1 - Maior que (>)
2 - Resto da divisão inteira (MOD)
3 - Negação (NOT)
4 - Nenhuma das opções anteriores

K - Qual recurso utilizamos para permitir que o fluxo de instruções seja controlado?

1 - Estruturas de controle
2 - SE
3 - Enquanto, Para
4 - Faz, Até

l - Caracteriza a estrutura de seleção simples:

1 - Uma instrução ou conjunto de instruções é executado se o teste condicional retornar verdadeiro, caso contrário,
nenhuma das instruções delimitadas pela estrutura de seleção será executada e a execução das instruções será
desviada para a instrução imediatamente seguinte à estrutura de seleção;

2 - Uma instrução ou conjunto de instruções é executado se o teste condicional retornar verdadeiro, caso contrário,
encerra o programa;

3 - Uma instrução ou conjunto de instruções é executado se o teste condicional retornar verdadeiro, caso contrário,
retorna erro do programa;

4 - Nenhuma das opções anteriores

M - Os comandos de um algoritmo são executados em uma sequencia pré-estabelecida. Cada comando é executado somente após o término do comando anterior, onde normalmente o caracter ponto e vírgula serve de separador entre cada instrução a fim de manter a clareza do algoritmo.

A descrição acima corresponde a estrutura de controle:

1 - Sequencial ou bloco
2 - Simples
3 - Estruturada
4 - Nenhuma das opções anteriores

N - Neste tipo de estrutura de repetição o teste condicional é realizado já no início do bloco de instruções. Com
isso é possível que o conjunto de instruções referentes a estrutura seja repetido nenhuma, uma ou várias vezes,
enquanto o teste condicional retornar falso.

Essa descrição corresponde a:

1 - Estrutura de repetição Enquanto
2 - Estrutura de repetição Para ... Faça
3 - Estrutura de repetição Repita ... Até
4 - Nenhuma das opções anteriores

O - Em uma repetição desse tipo, o conjunto de instruções referentes a estrutura é realizado N vezes. Para isso o
valor de N deve ser previamente conhecido, sendo que, usamos esse tipode repetição sempre que conhecemos a
quantidade de vezes que devemos repetir o conjunto de instruções.

Essa descrição corresponde a:

1 - Estrutura de repetição Enquanto
2 - Estrutura de repetição Para ... Faça
3 - Estrutura de repetição Repita ... Até
4 - Nenhuma das opções anteriores

P - Nesse tipo de repetição, o conjunto de instruções referentes à estrutura é executado e somente depois o teste condicional é realizado. Com isso o conjunto de instruções referentes à estrutura é repetido pelo menos uma vez até que o teste condicional retorne verdadeiro.

Essa descrição corresponde a:

1 - Estrutura de repetição Enquanto
2 - Estrutura de repetição Para ... Faça
3 - Estrutura de repetição Repita ... Até
4 - Nenhuma das opções anteriores

Q - Considerando o algoritmo a seguir, indique a alternativa que apresenta o resultado da execução desse algoritmo, no caso de ser lido o valor "17" como valor para a variável N :

INÍCIO
Inteiro N
Ler N
Enquanto (N>0) FAçA
Se (N MOD 2 <>0) Então
Escrever N;
FIM SE
N <- N - 1
Fim Enquanto
Fim

1 - 17,15,13,11,9,7,5,3,1
2 - 15,13,11,9,7,5,3,1
3 - 16,14,12,10,8,6,4,2,1
4 - Nenhuma das opções anteriores

R - Ao ser executado o algoritmo abaixo:

INÍCIO
Inteiro N
N <- 1
Repete
Se (N % 2 = 0) Então
Escrever N
FIM SE
N <- N + 1
Ate (N > 10)
Fim

Será retornado o seguinte resultado:

1 - 1,2,4,6,8,10
2 - 2,4,6,8,10
3 - 1,3,5,7,9
4 - Nenhuma das opções anteriores

S - Analisando o algoritmo abaixo:

inicio
repete
INTEIRO OPCAO
escrever "\nQuem descobriu o brasil ?"
escrever "\n1 -Pedro II"
Escrever "\n2 Pedro das couves"
Escrever "\n3 Pedro Álvares Cabral"
escrever "\n"
LER OPCAO
ESCOLHE (OPCAO)
Caso 1: escrever "\nOpção errada"
Caso 2: escrever "\nOpção errada"
Caso 3: escrever "\nParabéns, você acertou!!" + "\nFim do programa!!"
defeito:
escrever "\nEscolha entre as opções de 1 a 3"
fimescolhe
fim

Ao ser executado no Portugol IDE, podemos que concluir que:

1 - Ele será encerrado ao se informar a opção 3
2 - Entrará em loop
3 - Não será executado pois o algoritmo está incorreto
4 - Nenhuma das opções anteriores

T - Considerando o algoritmo abaixo:

inicio
VARIÁVEL inteiro Nota_1,Nota_2,Nota_3,Média
LER Nota_1, Nota_2, Nota_3
Média <-((Nota_1 + Nota_2 + Nota_3)/3)
escrever (Média)
Se (Média >=7) ENTÃO
escrever ("\nParabéns, você foi Aprovado !!!")
senão
escrever ("\nreprovado")
Fim Se
fim

Uma vez digitados os valores 5, 7 e 6 a resposta será:

1 - Parabéns, você foi Aprovado !!!
2 - reprovado
3 - Não será executado pois o algoritmo está incorreto
4 - Nenhuma das opções anteriores

Boa Sorte a todos!!
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Maria

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